A Mercadona inaugurou esta quinta-feira um novo supermercado em Frielas, no concelho de Loures, localizado na Rua do Bom Jardim, junto à IKEA. Esta é a segunda loja da empresa no município e a oitava no distrito de Lisboa.
A nova unidade gerou cerca de 90 postos de trabalho estáveis, reforçando o compromisso da cadeia de supermercados com o desenvolvimento económico local. No total, a Mercadona emprega já mais de 180 pessoas em Loures, todas com contrato sem termo e condições salariais consideradas atrativas.
A cerimónia de abertura contou com a presença do executivo da Câmara Municipal de Loures e da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, que realizaram uma visita institucional às novas instalações. “
“A abertura de mais uma loja Mercadona no concelho é uma excelente notícia para Loures e para a região”, afirmou Nuno Dias, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Loures. “Com esta nova loja em Frielas, reforça-se a aposta da empresa, que em sete meses inaugurou também em Santa Iria de Azóia. Representa investimento, criação de emprego e dinamização económica local”, acrescentou.
“Esta nova loja confirma que o concelho é um território moderno, dinâmico e com futuro. Loures está no centro do investimento e continuaremos a promover estabilidade e confiança entre as políticas públicas e o setor privado” destacou o autarca sublinhando a capacidade de Loures para atrair investimento privado.

Por seu turno, Ana Carreto, diretora de Relações Externas da Mercadona para o distrito de Lisboa, sublinhou a importância da expansão no concelho. “É com enorme satisfação que abrimos a segunda loja em Loures, após o sucesso de Santa Iria de Azóia. Este novo supermercado vai empregar 90 trabalhadores e reforçar a criação de emprego local.”
A responsável anunciou ainda a parceria com o Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC), ao qual a Mercadona doará excedentes alimentares diários. “Queremos continuar a retribuir a confiança que os nossos clientes depositam nas nossas equipas, empenhadas em oferecer um serviço de excelência e produtos de máxima qualidade”, afirmou.
O novo espaço disponibiliza todas as secções habituais da insígnia — Talho, Peixaria, Charcutaria, Padaria e Pastelaria, Frutas e Legumes, Perfumaria, Cuidado do Lar e de Animais de Estimação — com corredores amplos e carrinhos de compras ergonómicos.
Inclui ainda uma Garrafeira com vinhos portugueses e uma área de Pronto a Comer, com serviço self-service e opções de pratos tradicionais, como o arroz de pato, para consumo no local ou em casa.


Modelo de Loja Ecoeficiente
Este supermercado tem uma área de vendas de 1.900 m2 e dispõe de 264 lugares de estacionamento, incluindo dois destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica. Além disso, e para maior comodidade, os “Chefes” podem encontrar também uma zona de estacionamento para trotinetes e bicicletas.
Nesta loja, existem ainda 419 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.
Responsabilidade Social Empresarial
Sempre que abre um novo supermercado, a Mercadona coloca em prática a sua Política de Responsabilidade Social Empresarial através da doação de alimentos, uma das principais medidas de prevenção contra o desperdício alimentar e do compromisso que a empresa mantém de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe.
Assim, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao CECSSAC – Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
No total, em 2024, a empresa doou 1.300 toneladas de alimentos o equivalente a 22.760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade, colaborando com 80 entidades sociais, em Portugal.


Mercadona em Portugal
Recorde-se, após os primeiros 5 anos no país, a Mercadona conta com 7.000 empregos criados, através de contratos sem termo desde o primeiro dia e salários atrativos.
Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto).
O projeto de internacionalização em Portugal continuou também a permitir à Mercadona realizar um trabalho muito próximo com a sua rede de fornecedores nacionais aos quais comprou, no decorrer desse ano, mais de 1.400 milhões de euros.
Para 2025, a empresa tem previsto um investimento até 157 milhões de euros.









