O Tribunal de Sintra condenou um homem de 69 anos a quatro anos e meio de prisão efetiva pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada. A vítima, de 30 anos, era inquilino do arguido, que alegava dever 100 euros de renda.
O ataque ocorreu em 27 de setembro de 2024, em Nafarros, no concelho de Sintra. De acordo com o acórdão, consultado pelo Jornal Correio da Manhã (CM), Carlos Fernandes, um encarregado de obras reformado, localizou o inquilino num café e pediu que ele saísse para discutirem o valor em atraso. No exterior, o arguido agarrou a vítima e desferiu golpes com uma faca de cozinha de 10 centímetros nas costas.
Carlos Fernandes foi detido pela GNR e permanece em prisão preventiva desde então.
Segundo o Correio da Manhã, o tribunal considerou provada a agressão, destacando que o arguido “se conformou com a possibilidade de infligir a morte” ao atingir uma área com órgãos vitais. Por ter antecedentes em 2023 foi condenado a um ano e meio de prisão, suspensa, por abuso sexual de crianças, a pena aplicada foi efetiva.
Pedro Pestana, advogado do arguido, anunciou que recorrerá do acórdão para a Relação de Lisboa. “A prisão preventiva já cumprida é suficiente para efeito dissuasor. Ele tem problemas de saúde, e vou pedir a suspensão da pena”, afirmou o advogado ao jornal Correio da Manhã.









