A Mercadona inaugurou esta quinta-feira, 14 de novembro, o primeiro supermercado na Cidade de Lisboa, localizado na Rua Hermínio da Palma Inácio, na Alta de Lisboa. A abertura marca um passo significativo na expansão da rede espanhola em Portugal, seis anos após o início da sua entrada no país.
O novo espaço comercial cria cerca de 90 empregos, descritos pela empresa como “estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia”, contribuindo para o fortalecimento do mercado de trabalho local.
Além da área de vendas, o novo supermercado conta com um escritório corporativo, que se soma ao já existente em Vila Nova de Gaia desde 2020, sede da Mercadona em Portugal.

A loja dispõe de aproximadamente 1.900 m², com corredores largos que proporcionam uma experiência de compra confortável. O espaço está organizado em diversas secções, incluindo Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Talho, Frutas e Legumes e Pronto a Comer.
“A abertura da Mercadona representa um impacto muito positivo para a cidade de Lisboa e para a nossa economia. Estamos a falar de um investimento de 18 milhões de euros, que se traduz diretamente na criação de emprego e no fortalecimento do tecido económico local. Hoje inauguramos uma superfície comercial que gerou 90 novos postos de trabalho e, já no início do próximo ano, mais de 100 pessoas irão juntar-se com a instalação dos escritórios da Mercadona”, destacou Diogo Moura, Vereador da Economia da Câmara Municipal de Lisboa.
Para o autarca trata-se de um investimento situado numa zona em forte crescimento e desenvolvimento na cidade, que já no primeiro trimestre de 2026, contará com uma nova loja da Mercadona no Lumiar, reforçando o compromisso da Mercadona com Lisboa.
“É um dia importante para a cidade e para a sua economia. Lisboa tem vindo a atrair cada vez mais investimento, e quando atraímos investimento, geramos emprego e, acima de tudo, atraímos talento. Esta aposta na cidade de Lisboa deve ser reconhecida e valorizada”, destacou Diogo Moura.

“Ter uma loja na capital era uma grande ambição para a Mercadona e podemos afirmar que hoje é um dia feliz para esta equipa de mais de sete mil pessoas no país, onde todos trabalham diariamente para estarmos cada vez mais perto dos nossos “Chefes” portugueses”, disse por seu turno Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa.
“Lisboa entra assim no mapa de lojas da Mercadona, e com um escritório complementar de apoio à operação, seis anos após termos iniciado o nosso plano de expansão em Portugal”, sublinhou a responsável.
A abertura da nova unidade na Alta de Lisboa, reforça o plano de expansão nacional da Mercadona, aproximando a marca dos clientes, apelidados pela empresa de “Chefes”, que há muito aguardavam uma loja na capital.

Mercadona em Portugal
A aposta de longo prazo da Mercadona em Portugal, conta com um plano de expansão em curso há 6 anos que se reflete em mais de 1.100 milhões de euros já investidos, possível graças à equipa portuguesa de mais de 7.000 pessoas
em regime de efetividade.
A Mercadona continua empenhada em fortalecer as relações e contribuir diretamente para o crescimento dos fornecedores nacionais que compõem a sua rede, aos quais comprou 4.500 milhões de euros entre 2019 e 2024. Este valor, que continuará a crescer com a abertura de novas lojas, reflete-se na criação de riqueza no país e geração de valor para toda a cadeia agroalimentar.
Entre 2019 e 2024, a Mercadona alcançou um volume de vendas de 4.550 milhões de euros. Só no último ano, faturou mais 27% do que no período homólogo e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto). 2024 foi também o ano em que a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido positivo, de 7 milhões de euros.
Para 2025, a empresa tem previsto realizar em Portugal um investimento de mais 157 milhões de euros. A Mercadona continua a criar emprego estável e de qualidade e todas as ofertas de emprego disponíveis em Portugal podem ser consultadas em: Portal de Emprego.









