Serra de Sintra | Foto: DR PSML / arquivo

A Parques de Sintra vai envolver proprietários privados na monitorização e combate à Vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, uma espécie invasora predadora de insetos polinizadores e ameaça o equilíbrio dos ecossistemas em Portugal.

O protocolo de colaboração entre a empresa e a Associação de Proprietários de Quintas da Serra de Sintra é assinado na terça-feira, 25 de novembro, às 10h00, no auditório do Palácio de Monserrate, durante uma sessão de esclarecimento sobre a estratégia de controlo da espécie.

Até agora, a Parques de Sintra monitorizava cerca de 460 hectares das suas áreas, correspondendo a 48% do território da Paisagem Cultural de Sintra. Com a expansão do projeto às propriedades privadas, mais 130 hectares serão incluídos, representando aproximadamente metade da área detida pelos membros da associação. Armadilhas serão cedidas aos proprietários e o apoio técnico necessário será disponibilizado para garantir a correta instalação e utilização.

João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra

“O estabelecimento de parcerias com associações locais é fundamental para projetos com impacto positivo em toda a comunidade. Com esta iniciativa, mais 14% do território da Paisagem Cultural de Sintra passa a contar com controlo da vespa asiática, reduzindo a predação sobre a biodiversidade e promovendo a sustentabilidade dos ecossistemas,” refere João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, sobre a importância da colaboração.

Detetada pela primeira vez em Portugal em 2016, a Vespa velutina espalhou-se rapidamente pelo país, causando impactos ambientais significativos. A espécie ataca insetos polinizadores, sobretudo abelhas, essenciais ao equilíbrio ecológico. Além disso, apresenta risco para a saúde pública, sendo agressiva quando perturbada, especialmente em áreas urbanas ou periurbanas densamente habitadas.

A monitorização, instalação de armadilhas e eliminação de ninhos são medidas cruciais para conter a expansão da vespa asiática, proteger a biodiversidade e reduzir riscos à população.

Programa da sessão:

  • Abertura da sessão – João Sousa Rego, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra
  • A apicultura e o controlo da vespa asiática – Anabela Nave e Rui Peres (INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária)
  • A importância da monitorização da vespa asiática – Álvaro Terezo, Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra
  • A estratégia da Parques de Sintra no controlo da vespa asiática – Joyce Sanches, Diretora Técnica para o Património Natural da Parques de Sintra
  • Assinatura de protocolo – Parques de Sintra / Associação de Proprietários de Quintas da Serra de Sintra.

    Fotografia destaque: PSML / arquivo