A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no concelho de Sintra, um cidadão estrangeiro de 27 anos suspeito de integrar uma rede internacional ligada a esquemas fraudulentos de investimento em criptomoedas.
A investigação, conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Cibercriminalidade e Criminalidade Tecnológica, aponta para a prática dos crimes de burla qualificada, burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo.
Segundo a PJ, o detido terá sido “recrutado e treinado” por uma estrutura criminosa especializada na criação de plataformas fictícias destinadas a enganar investidores. As operações terão causado prejuízos significativos em vários países.
Durante a busca domiciliária foram apreendidos múltiplos dispositivos informáticos e documentação digital que, de acordo com a investigação, sustentam a atividade ilícita.
O suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial, ficando sujeito a apresentações periódicas, apreensão do passaporte e restrições no acesso a plataformas informáticas.









