Os centros de deposição temporária de resíduos de Sintra, localizados em São João das Lampas e na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Colares, passaram a funcionar em horário alargado, encerrando agora às 20h00.

Ambos os espaços estão abertos de segunda-feira a sábado, de forma ininterrupta, entre as 8h30 e as 20h00, sem pausa para almoço, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta às necessidades dos munícipes. O centro da ETAR de Colares, destinado exclusivamente à receção de resíduos verdes, mantém também abertura ao domingo, entre as 8h00 e as 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Centro de Deposição de Resíduos de São João das Lampas

Centro de Deposição Temporária de Resíduos de São João das Lampas, situado junto ao cemitério local e gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) em articulação com a Junta de Freguesia, recebe resíduos volumosos como móveis, colchões e equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como resíduos de construção e demolição, resíduos verdes, recicláveis das fileiras seletivas (papel/cartão, vidro e plástico/metal) e óleos alimentares usados.

O espaço passou ainda a dispor de um ecocentro móvel, permitindo a deposição de resíduos específicos, como cápsulas de café, embalagens contaminadas, toners, pequenos equipamentos elétricos, lâmpadas, pilhas e baterias.

A extensão do horário, anteriormente limitado às 18h30, surge como resposta ao aumento contínuo da produção de resíduos no concelho. Em 2025, os resíduos volumosos, também conhecidos como “monos”, registaram um crescimento de 18,6% face ao ano anterior, enquanto os resíduos verdes aumentaram cerca de 10%.

Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Colares

Já o Centro de Colares, instalado nas infraestruturas dos SMAS de Sintra, recebe apenas resíduos verdes resultantes da limpeza e manutenção de jardins, zonas agrícolas e habitações, como ramos, troncos, aparas, relva e ervas, estando agora disponível todos os dias da semana.

A autarquia recorda que a deposição ilegal de resíduos na via pública, incluindo junto a contentores, constitui uma infração punível com coimas que podem variar entre os 250 e os 22 mil euros, de acordo com o Regulamento de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos do Município de Sintra.

A recolha gratuita de resíduos volumosos, até um máximo de 10 unidades por mês, pode ser solicitada às juntas de freguesia ou uniões de freguesias, bem como através da Linha de Resíduos Urbanos (800 210 020). A recolha de resíduos verdes é igualmente gratuita, até cinco metros cúbicos por semana.

No caso dos resíduos de construção e demolição provenientes de obras particulares isentas de licenciamento, os SMAS de Sintra asseguram a recolha gratuita até um metro cúbico por utilizador e por obra, sendo disponibilizado um Big Bag. O pedido pode ser efetuado através da Linha de Resíduos ou por correio eletrónico, com recolha agendada em articulação com o requerente.

Fotografia: SMAS de Sintra