A coreógrafa e bailarina Olga Roriz regressa ao solo do palco do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, no próximo dia 29 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “O Salvado (tudo o que ela conseguiu salvar)”, doze anos depois de A Sagração da Primavera.
A nova criação parte de uma pergunta central: o que se consegue salvar da catástrofe? A obra conduz o público numa viagem física e emocional pela memória, pelo corpo e pelo tempo, explorando temas como resistência, envelhecimento e reinvenção. O espetáculo combina humor e vulnerabilidade com a força e a lucidez características da coreógrafa.
“O Salvado” é fruto de um ano de pesquisa e reflexão, desenvolvido ao longo de seis residências artísticas entre Portugal e Londres. Em cena, Olga Roriz incorpora músicas da sua vida, fragmentos de textos e imagens que se transformam em matéria coreográfica, criando “um mapa de gestos, vestígios e palavras que arquiva o que foi e interroga o que ainda está por vir”.
O espetáculo promete um encontro íntimo e intenso com a trajetória de uma das figuras mais marcantes da dança contemporânea portuguesa.

Direção técnica:
Com direção, interpretação e textos de Olga Roriz, O Salvado conta ainda com banda sonora e vídeo de João Rapozo, cenografia de Eric Costa, figurinos de Bárbara Felicidade e desenho de luz de Cristina Piedade. A conceção musical para guitarra é de Vítor Rua, com curadoria de texto de Sara Carinhas e direção vocal de João Henriques.
A produção é da Companhia Olga Roriz, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes | Ministério da Cultura, com coprodução do Teatro Nacional São João, Teatro Aveirense, Cineteatro Louletano e São Luiz Teatro Municipal.
Espetáculo: O Salvado
Criação e interpretação: Olga Roriz
Data: 29 de novembro de 2025
Hora: 21h00
Local: Centro Cultural Olga Cadaval | Auditório Jorge Sampaio, Sintra
Duração: 1h10 | Classificação: M/12
Bilhetes: já à venda em ccolgacadaval.pt









