Dois homens, de 33 e 34 anos, foram detidos em flagrante delito no dia 15 de dezembro, em Sintra, por furto de carteiras a turistas. A operação foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Sintra da GNR, no âmbito do Comando Territorial de Lisboa.
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), as detenções ocorreram durante uma ação de patrulhamento, após os militares terem surpreendido os suspeitos no momento em que praticavam o crime. “As diligências permitiram apurar que os indivíduos atuavam sobretudo em locais de grande concentração de pessoas”, como zonas de tomada e largada de passageiros, aproveitando a confusão para se misturarem entre os turistas, refere a GNR.
A atuação era suficientemente discreta para que, no momento da abordagem policial, as vítimas ainda não se tivessem apercebido de que tinham sido furtadas.
A investigação revelou ainda que os suspeitos “recorriam a viaturas alugadas para ocultar os bens furtados e dificultar a sua identificação em fiscalizações, evidenciando um método de atuação organizado e reiterado”. No momento da interceção, os detidos estavam na posse de bens furtados, incluindo 2 250 euros em numerário, valor que foi entretanto restituído às vítimas.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Sintra.









