Teatromosca estreia coprodução internacional de dança “Conversas com Formigas”

O Teatromosca vai estreia nos dias 12 a 14 de fevereiro, às 21h00, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, “Conversas com Formigas” a sua primeira coprodução no universo da dança. Um projeto inovador que une coletivos de três países e cruza distintas disciplinas artísticas. A iniciativa celebra a colaboração internacional entre quatro parceiros: Leirena Teatro e Teatromosca (Portugal), Colectivo Glovo (Espanha) e Kekäläinen & Company (Finlândia).

O espetáculo dá continuidade à parceria artística já consolidada entre Teatromosca e Colectivo Glovo e antecipa “UMBRAL”, uma criação coreográfica de grande escala prevista para 2028, também em coprodução com a companhia espanhola e outros parceiros.

Inspirado nas imagens e comportamentos das formigas o projeto explora metáforas sobre organização, trabalho coletivo e construção de redes sociais, refletindo a própria colaboração entre os artistas e coletivos envolvidos.

Com direção artística da coreógrafa finlandesa Sanna Kekäläinen, referência no teatro-dança contemporâneo europeu desde os anos 1980, “Conversas com Formigas” conta com textos de Kari Hukkila, interpretação de Sanna Kekäläinen, Milene Fialho, Fran Martínez e Frédéric da Cruz Pires, além de banda sonora original de Surma, executada ao vivo.

A estreia está marcada para 12 de fevereiro, às 21h00, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, com apresentações até 14 de fevereiro. Posteriormente, o espetáculo seguirá em versão solo com Milene Fialho de 26 de fevereiro a 7 de março, de quinta a sábado, também às 21h00, no mesmo espaço.

Ambas as versões serão transmitidas em live streaming no palco virtual do Teatromosca, na BOL, nos dias 13 de fevereiro e 5 de março. Os bilhetes, para sessões presenciais e online, já estão à venda na BOL e nos locais habituais, com preços entre 5€ e 7€.