Durante uma semana cerca de meia centena de crianças viveram “Uma Aventura nos Bombeiros Voluntários de Colares”, iniciativa que esgotou rapidamente a capacidade de novas inscrições e que fez as delícias de jovens entre os 8 e os 16 anos.
“Foi muito gratificante, porque os miúdos saíram daqui com muitos ensinamentos e por outro lado conseguimos passar a mensagem de que os Bombeiros não servem só para apagar fogos e serviço de ambulâncias. Temos muitas outras áreas de intervenção que eles desconheciam e que passaram a vivenciar connosco”, disse Sandra Soares, subchefe dos Bombeiros de Colares. “Tiveram outras atividades fora do quartel como ir ao cinema, a equitação, visita ao museu da água, numa semana muito dinâmica e muito positiva para todos nós”.


A semana encerrou com as crianças a pernoitar no quartel, sem antes realizar uma participara ‘caça ao tesouro”, que a todos motivou e envolveu. O ano passado a iniciativa contou com 26 crianças mas este ano a participação chegou aos 49, dos quais 13 provenientes da recém criada Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Colares, na sequência de uma excelente participação premiada, durante a edição deste ano do Bombeirinho de Ferro, que teve lugar em Lamego.
“Foi muito gratificante participar neste evento e sobretudo sensibilizar os jovens, quem sabe se um dia, sejam eles os nossos bombeiros”, disse por seu turno, Gabriel Encarnação que considera a iniciativa “muito importante” porque também incutiu “valores que importa respeitar e preservar, com o respeito ao próximo, o participar na vida atividade da sociedade, ou mesmo saber como ligar para o 112”.
Determinação, coragem responsabilidade foram outros valores que os jovens receberam através da várias atividades que passaram ainda por noções de Suporte Básico de Vida, socorrismo, mas também conteúdos mais teóricos e/ou práticos como marchar e acertar o passo ou mesmo  permanecer alinhado na parada, no caso, para receber o Comandante, Pedro Louro.


“A iniciativa contou com um grande apoio logístico que permitiu  desenvolver todas as nossas atividades dentro e fora do quartel”, disse ao Correio de Sintra/Sintra Notícias, o comandante Pedro Louro, mostrando-se muito agradado com o desempenho e interesse dos jovens. “É sempre importante chamar a atenção para a atividade dos bombeiros e o seu trabalho de proximidade e de ajuda ao próximo”, notou o comandante, considerando que a iniciativa “não podia ser mais positiva”, enaltecendo também com regozijo “todo o esforço e dedicação da equipa de monitores, equipa de bombeiros e da direção.”

Artigo anteriorPular de Alegria no Retail Park de Sintra
Próximo artigoTrabalhadores da Parques de Sintra em greve de quatro dias