Início Sintra Câmara de Sintra aprova investimento para uma escola a tempo inteiro

Câmara de Sintra aprova investimento para uma escola a tempo inteiro

362

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de contratos interadministrativos que permitem a implementação de medidas que asseguram uma escola a tempo inteiro, num investimento de cerca de 3 milhões de euros.

Estes contratos serão celebrados com os 20 Agrupamentos Escolares da rede pública de Sintra com o objetivo de reforçar o apoio às famílias do pré-escolar e 1.º ciclo, através do prolongamento de horário e com comparticipação da autarquia para a realização de atividades de acordo com respetivas condições socioeconómicas de cada agregado familiar. 

As Atividades de Animação e Apoio à Família asseguram o acompanhamento das crianças em educação pré-escolar antes e depois do período de atividades letivas, e representa um investimento da autarquia superior a 1 milhão e 660 mil euros. 

Para os alunos do 1.º ciclo, a componente de Apoio à Família inclui atividades que garantam o acompanhamento dos alunos, antes e depois das componentes curriculares e das atividades de enriquecimento curricular bem como durante os períodos de interrupção letiva.

As atividades de enriquecimento curricular para o 1.º ciclo do ensino básico assumem caráter facultativo e têm somente uma natureza lúdica, formativa e cultural, incidindo em domínios como desporto, as artes, ciência e tecnologia, a ligação da escola com a comunidade, solidariedade e voluntariado e a dimensão cívica, global e europeia da educação.
Estas atividades, para os alunos do 1.º ciclo, representam um investimento da Câmara de Sintra superior a 1 milhão e 800 mil euros. 

No decorrer da reunião do executivo foi ainda aprovada a manutenção do valor de 100 euros por criança/mês, como valor de mensalidade máximo a aplicar no presente ano letivo para o Programa “À Descoberta dos Tempos Livres”, por forma a não sobrecarregar o orçamento das famílias que recorrem à resposta de prolongamento de horário nos jardins de infância da rede pública, tendo sido este valor igualmente instituído para a Componente Apoio à Família no 1.º ciclo. 

Artigo anteriorCondicionamento de Trânsito na A16
Próximo artigoFestival de Sintra encerra em ambiente de festa com concerto gratuito