O novo Hospital de Sintra está sediado na Urbanização da Cavaleira, na Freguesia de Algueirão Mem Martins

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) vai entregar ao Governo no dia 29 de junho, [Feriado Municipal], a chaves do novo Hospital de Sintra, depois de concluídas as obras de construção, que representaram um investimento da autarquia na ordem dos 60 milhões de euros e que deverá começar a operar em outubro.

“O município de Sintra vai entregar as chaves ao Ministério da Saúde, no dia 29 de junho”, anunciou Basílio Horta, em reunião de de executivo municipal, no dia 18 de junho. “O Hospital está feito e será entregue ao Serviço Nacional de Saúde”, adiantou o presidente da Câmara de Sintra, considerando que a conclusão do edifício, representa “um momento importante para o município” sublinhando que “esta é uma obra de todos e que serve o concelho”, implicando um  “investimento dos contribuintes de cerca de 60 milhões de euros”, cabendo agora à Administração central “a alocação de equipamentos e recursos humanos”.

Quadros do Hospital Doutor Fernando da Fonseca, já visitaram as novas instalações do Hospital de Sintra

Na ocasião, o autarca anunciou ainda que “o hospital começará a funcionar na primeira semana de outubro, com o serviço de urgências, consultas e dois blocos operatórios”, esclarecendo que o seu funcionamento, numa primeira fase, será assegurado pelos quadros do Hospital Doutor Fernando da Fonseca, que na passada sexta-feira, 20 de junho, visitaram as novas instalações do Hospital de Sintra, sediado na Urbanização da Cavaleira, freguesia de Algueirão Mem Martins e que será integrado na ULS Amadora/Sintra.

Hospital a funcionar em Outubro

O novo Hospital de Sintra contará com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

O equipamento, segundo a autarquia,  terá ainda unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para cerca 60 mil urgências – cerca de metade das realizadas no Hospital Fernando Fonseca –, unidade de convalescença, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação e heliporto.

As especialidades repartem-se por anestesiologia, cardiologia, cirurgias geral, pediátrica, plástica, reconstrutiva e estética, gastrenterologia, medicina interna e física e reabilitação, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pediatria, pneumologia, psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência, radiologia e urologia.

O novo equipamento de saúde ficará preparado para ampliar as suas respostas e acessos no futuro, nomeadamente para o aumento da capacidade da unidade de cuidados continuados, atualmente com 70 camas.

O hospital começará a funcionar na primeira semana de outubro, com o serviço de urgências, consultas e dois blocos operatórios

Notícia completa na Edição desta semana do Jornal Correio de Sintra

Artigo anteriorMédica e atleta Carolina Costa conquista “bronze” no Europeu de Judo
Próximo artigoMegaoperação da GNR de Sintra faz nove detenções na região de Lisboa