O novo Hospital de Sintra continua de portas fechadas porque a Entidade Reguladora ainda não efetuou a fiscalização ao equipamento, construído pela Câmara de Sintra.
Situado na Cavaleira, na freguesia de Algueirão Mem Martins, o novo Hospital de Sintra ainda se encontra fechado por falta de licenciamento, (parecer de avaliação) que será emitido pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), estando prevista a sua fiscalização, entre os dias 23 a 27 de maio, apurou junto de fonte segura, o Sintra Notícias e jornal Correio de Sintra.
Significa, que depois de cumpridos todos os formalismos, o novo Hospital de Sintra só deverá entrar em funcionamento em setembro ou outubro, isto depois das eleições autárquicas, ainda sem dada afixada.
Sem data prevista para abrir, o novo Hospital de Sintra irá numa primeira fase, iniciar a atividade cirúrgica com foco nas cirugias de ambulatório, contribuindo para a recuperação da lista de espera cirúrgica da ULS, anunciou no passado mês, Diana Sousa Mendes, diretora clínica da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra.

Recorde-se, esta nova infraestrutura terá urgência básica para servir cerca de 60 mil urgências. Serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental e medicina física e de reabilitação, são também outras valências. Uma vez em funcionamanto, irá também permitir aliviar a pressão sobre o bloco operatório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, e ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de resposta.
O novo Hospital começou a ser construído em 2021 pela Câmara Municipal de Sintra, já foi entregue o ano passado ao SNS, mas permanece fechado por falta de licenciamento. As últimas informações dão conta que o espaço poderia abrir entre os meses de março e abril, estimativa que uma vez mais não se concretizou.
Um investimento de mais de 62 milhões de euros, e irá beneficiar cerca de 400 mil utentes no concelho de Sintra.
Fotografia: Correio de Sintra









