Projecto de construção de novo Mercado de Massamá cria nova centralidade

Foi apresentado esta quarta-feira, no atual Mercado Municipal de Massamá, o estudo prévio para a construção de um novo mercado moderno e funcional, num investimento da autarquia de Sintra, que ascende a 1 milhão e 873 mil euros.

O novo edifício que irá substituir a estrutura existente, que se apresenta muito degradada e desqualificada, será demolida, e promete responder às exigências contemporâneas sem perder a identidade tradicional de um mercado municipal. 

“Esta era uma obra há muito desejada pela população”, disse ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, Pedro Brás, presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, acrescentando que no decorrer dos anos “este espaço degradou-se, tornando-se obsoleto. O novo projeto vai dotar a freguesia de um novo edifício, mantendo a tradição e inovação”, sublinha o autarca.

“O projeto adapta o mercado a novos tempos e a novas exigências, sem perder a identidade de um mercado municipal” — Basílio Horta


O projeto “adapta o mercado a novos tempos e a novas exigências, sem perder a identidade de um mercado municipal, preservando o comércio de proximidade e a tradição”, destacou por seu turno o presidente da autarquia, Basílio Horta.

Com uma área de intervenção de 2.994 m², o novo mercado será composto por dois pisos. O rés-do-chão, com 455,50 m², acolherá espaços tradicionais como frutaria, peixaria, talho, florista e padaria, além de serviços e instalações sanitárias públicas. O primeiro piso, com 332 m², será dedicado à restauração e a um espaço “startlab”, destinado a apoiar iniciativas empresariais locais.

“Ancoramos neste projeto outras valências, espaço de restauração, uma área de serviços que pode ser utilizada para outras atividades e ganha uma praça. O edifício ao estar virado para uma praça, ganha uma nova centralidade, nesta zona da freguesia”, destaca Pedro Brás.

(…) “Esta era uma obra há muito desejada pela populaçã. O novo projeto, vai dotar a freguesia de um novo edifício, mantendo a tradição e inovação” — Pedro Brás

O projeto contempla ainda uma galeria externa coberta com 149,50 m² e uma nova praça exterior com três zonas distintas: uma área contígua à galeria, uma praça multiusos para eventos e uma zona com quiosque e esplanada. Estão também previstas intervenções paisagísticas, com criação e requalificação de jardins, bem como melhorias no passeio e estacionamento envolvente.

“Mais do que dar à comunidade a dignidade de um mercado de municipal, este projeto tem também um papel muito importante para a regeneração urbana e na dinamização da freguesia, juntando diferentes valências, tradição com inovação, cultura e dinamização, procurando criar aqui uma nova cenbtralidade na freguesia, aproveitando a proximidade ao Parque Salgueiro Maia e ao Chafariz ganhando assim uma nova ligação a esta zona” da freguesia.

A nova infraestrutura pretende servir cerca de 36 mil residentes num raio de 15 minutos a pé, reforçando a centralidade de Massamá e promovendo a revitalização do espaço público em articulação com outras zonas estratégicas da freguesia.