Bombeiros de Sintra | Foto: SN - arquivo

A autarquia de Sintra aprovou a celebração de vários protocolos com o objetivo de reforçar os meios de vigilância e garantir os recursos necessários à proteção da floresta e da Serra de Sintra contra incêndios, numa resposta “proativa aos riscos crescentes associados às alterações climáticas”.

Estes protocolos integram o reforço da vigilância nos Postos da Rede Nacional de Vigia, no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e no Sistema de Comando de Prevenção, bem como no dispositivo operacional de pré-posicionamento de meios e primeira intervenção na Serra de Sintra.

Foi aprovado um protocolo com a Guarda Nacional Republicana e a Parques de Sintra – Monte da Lua para o prolongamento da vigilância nos Postos de Vigia da Rede Nacional, localizados na Pedra Amarela, Nafarros e Alcoitão. Estes postos permitem uma cobertura significativa da Serra de Sintra, que integra o Parque Natural Sintra-Cascais e a Paisagem Cultural classificada pela UNESCO. A vigilância será assegurada até 5 de novembro, face à crescente imprevisibilidade do clima.

Em articulação com a Parques de Sintra – Monte da Lua e com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra, será ainda criado um Sistema de Comando de Prevenção, em vigor até 3 de novembro, com o objetivo de salvaguardar o património natural da serra. Paralelamente, será implementado um sistema operacional de pré-posicionamento de meios e primeira intervenção, também até 3 de novembro, garantindo uma resposta rápida e eficaz em caso de ignição.

Estas ações serão coordenadas com as Unidades do Exército Português que patrulham a Serra de Sintra e com a Equipa de Sapadores Florestais, assegurando uma abordagem integrada e multidisciplinar à proteção do território.

Com estas medidas, a Câmara Municipal de Sintra reforça a sua estratégia de valorização ambiental e de defesa do património natural e cultural único da Serra de Sintra, promovendo uma resposta robusta e coordenada face aos desafios das alterações climáticas.