Tecnologia robótica permite novos tratamentos oncológicos no Hospital Fernando Fonseca

O Hospital Fernando Fonseca (HFF), da ULS Amadora/Sintra, deu um novo passo na inovação cirúrgica ao realizar, no passado dia 11 de junho, a primeira cirurgia robótica no âmbito da Cirurgia Geral. “A intervenção, uma hemicolectomia esquerda com anastomose intracorpórea, foi realizada a um doente com cancro do cólon, marcando o início da atividade robótica neste serviço”, refere o Hospital.

A operação foi conduzida pelos cirurgiões Paulo Alves e Ricardo Rocha, este último coordenador do Centro de Referência em Cancro do Reto, contando com uma equipa multidisciplinar de anestesia, enfermagem e apoio técnico. A partir desta primeira intervenção, o hospital passará a realizar, semanalmente, cirurgia colorretal robótica, com foco em doentes acompanhados pelo Centro de Referência.

O sistema Da Vinci Xi foi adquirido em abril de 2024, tendo desde então sido utilizado em 115 cirurgias urológicas.

Primeira cirurgia robótica em Cirurgia Geral realizada no Hospital Fernando Fonseca

O HFF é o primeiro hospital público não central a dispor desta tecnologia, sendo também o único com uma mesa cirúrgica emparelhada e sincronizada, o que otimiza a articulação entre o robô e a posição do doente durante o procedimento.

Com a Cirurgia Geral a juntar-se à Urologia, segue-se a expansão da cirurgia robótica à especialidade de Ginecologia, com especial atenção a casos oncológicos. “Esta aposta consolida o compromisso do HFF com a inovação, a segurança clínica e a melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde”, refere o HFF.

Fotografia: HFF