A Marcha de Odrinhas saiu este ano à rua com um propósito especial: assinalar os 75 anos da Sociedade Futebol Clube “Os Odrinhenses”. Num momento simbólico, a coletividade celebra as suas “Bodas de Diamante”, e a marcha presta uma homenagem justa e sentida à história, à cultura e às gerações que moldaram a identidade desta aldeia do concelho de Sintra.
“Esta data marca o percurso de uma aldeia que, de forma humilde, cresceu com trabalho, dedicação e espírito coletivo”, sublinha Daniela Gonçalves, da Comissão Organizadora da efeméride e Madrinha da marcha. Com o tema “As Bodas de Diamante dos Odrinhenses”, a marcha que conta 48 marchantes, apresenta arcos alusivos à primeira coletividade, ao símbolo comemorativo dos 75 anos, às equipas de futebol masculinas e femininas, à comissão de obras, à primeira direção, aos fundadores da instituição, entre outras.
“Costumo dizer que este ano não estamos apenas a dançar a marcha, mas estamos a contar a nossa história através da dança”, afirma Daniela Gonçalves, visivelmente emocionada com o envolvimento da comunidade.


Rui Farinha, Ensaiador e Coreógrafo, reforça por seu turno, que a marcha é uma homenagem “aos bailes, às cegadas, ao teatro, à solidariedade e a todos os que por cá passaram”, destacando o papel fundamental do associativismo, “quando é feito com o coração. Arriscámos em termos coreográficos, ousámos nos figurinos e estamos muito satisfeitos com o que conseguimos”, refere.
“Esta marcha é feita por e para todos os que vivem, viveram ou sentem Odrinhas no coração, porque juntos, mantemos viva a alma desta terra”, realça Daniela Gonçalves, que destaca os apoios essenciais para a concretização do projeto, por parte da Câmara de Sintra, da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, bem como de empresas e do comércio local.

Ainda assim, uma parte significativa do financiamento foi conseguida através de iniciativas promovidas ao longo do ano pela própria organização da coletividade. “Tudo o resto é angariado por nós, com eventos e atividades que nos permitem alcançar os nossos objetivos”, explica.
Pensativa, “mesmo com poucos recursos, conseguimos sair à rua. Estamos a celebrar Odrinhas e a homenagear quem construiu esta terra. É um orgulho gritar bem alto que a Marcha de Odrinhas é feita para o povo e por amor à nossa terra”, conclui emocionada, Daniela Gonçalves.
Video de marcha, AQUI.
Marchas Populares do Concelho de Sintra em destaque na
edição desta semana do Jornal CORREIO DE SINTRA:










