Tratolixo Inauguração Trajouce

A TRATOLIXO investiu recentemente em alterações significativas na sua operação, apostando na reestruturação de processos e em equipamentos, o que permitiu alavancar a recuperação de diversos materiais nas suas instalações.

Nos primeiros cinco meses de 2025, a empresa registou um expressivo aumento de 30% na recuperação de matéria orgânica, 56% dos outros valorizáveis e cerca de 50% dos metais ferrosos.

“Com os investimentos realizados, esperamos potenciar a curto e longo prazo a nossa operação. Trabalhamos diariamente na procura de novas soluções que permitam alavancar e otimizar as unidades de triagem, tratamento e valorização dos resíduos e esta aposta recente segue essa linha de atuação, que assenta no rigor e na eficiência”, adianta Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.

Os resultados obtidos na matéria orgânica e noutros valorizáveis foram possíveis devido à alteração de funcionamento da Central Industrial de Tratamento de Resíduos Sólidos (Tratamento Mecânico), que passou a funcionar com três turnos, em vez de dois, com paragens programadas para manutenção e limpeza técnica. O aumento registado na recuperação dos materiais ferrosos deveu-se à relocalização do separador magnético desta unidade.  

A TRATOLIXO investiu ainda na instalação de uma nova tecnologia num dos separadores óticos, na Central de Triagem de Embalagens, que permitiu um incremento de 12% nas embalagens PET garrafa.