O novo Hospital de Sintra é oficialmente inaugurado esta segunda-feira, 14 de julho, numa cerimómia que contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Sintra Basílio Horta, e de outros convidados institucionais, incluindo representantes da área da Saúde, autarcas e autoridades de diversos setores.
Construído para responder às necessidades de uma população em rápido crescimento, o hospital irá servir diretamente mais de 385.000 habitantes, com capacidade para 60 camas de internamento, 4 salas de cirurgia principais e 2 de pequena cirurgia, 34 gabinetes de consulta médica, 54 gabinetes assistenciais. O serviço de Urgência Básica, funciona 24 horas por dia.
Com objetivos ambiciosos, prevê-se a realização anual de 170 mil consultas, 60 mil urgências e 8 mil cirurgias, aliviando significativamente a pressão sobre o Hospital Amadora-Sintra.
Este projeto inovador resulta de uma parceria pioneira entre o Estado e a Câmara Municipal de Sintra, autarquia que financiou integralmente a obra no valor de 63,8 milhões de euros. É o primeiro hospital em Portugal totalmente financiado por uma autarquia e integrado no SNS.
O edifício ocupa 24.000 m², construído ao longo de quase 4 anos, com uma estrutura moderna, acessível e preparada para crescer. Disponibiliza ainda um vasto leque de valências clínicas e meios de diagnóstico, desde medicina interna, pediatria e saúde mental, até imagiologia avançada e laboratório.
Com tecnologia de ponta, eficiência energética e sistemas de gestão inteligente, o Hospital de Sintra reforça a proximidade, a qualidade e a sustentabilidade dos cuidados prestados à população, assinalando uma nova era para a saúde em Sintra.









