A Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva estreou nesta última quinta-feira, 17 de julho, a peça Teoria King Kong, com encenação de Paula Pedregal e interpretação de Rita Loureiro. O espetáculo marca a primeira adaptação para o palco português do ensaio feminista da autora francesa Virginie Despentes, que estará em cena na Casa de Teatro de Sintra até 3
de agosto.
A peça insere-se no ciclo “Geografia do Género”, a que o Chão de Oliva se tem dedicado este ano e que propõe desconstruir visões normativas sobre esta temática. Nesta criação, dá-se voz a uma mulher que rejeita o papel de vítima e que desafia as convenções que moldam a feminilidade, a sexualidade e a liberdade.
De acordo com a encenadora, Paula Pedregal, “Teoria King Kong aborda temas profundamente enraizados na nossa sociedade contemporânea, como a violência de género e os padrões sociais impostos às mulheres. É, ao mesmo tempo, um grito de resistência e uma celebração da força de quem se recusa a submeter-se, questionando a forma como tanto a feminilidade como a masculinidade podem ser construtivamente limitadoras”.


Com uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão, Rita Loureiro dá vida a um monólogo intenso, enquanto figura feminina insubmissa que desafia o público a refletir sobre as várias formas de opressão e sobre o significado da liberdade do corpo e da sexualidade das mulheres.
O espetáculo decorre de quinta a sábado, às 21h30, e aos domingos às 16h00.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra. Têm um custo de 7,50 € (valor normal) e 5 € (valor com desconto) para grupos com mais de cinco pessoas, jovens até aos 25 anos, maiores de 65 e profissionais e estudantes de Artes Performativas.

FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA
Criação: Companhia de Teatro de Sintra
A partir da obra de: Virginie Despentes
Tradução: Luís Leitão
Encenação e Adaptação: Paula Pedregal
Interpretação: Rita Loureiro
Cenografia e Figurinos: Luís Santos
Desenho de Luz: Catarina Côdea
Música Original e Videografia: Abel Arez
Produção: Chão de Oliva
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Produção Executiva: Nisa Eliziário
Secretaria de Direção e Produção: Cristina Costa
Execução e montagem cenográfica: Luiz Quaresma
Costureira: Rosário Balbi
Operação técnica de luz e som: Ton Bonassa
Direção de comunicação: Susana C. Gaspar
Assistência geral: Gonçalo Pereira
Assessoria de imprensa: The Square
Direção Artística do Chão de Oliva: Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar
Projeto financiado por: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Sintra
Apoio: Correio de Sintra









