Descarrilamento do elevador da Glória em Lisboa | Imagem: Lisboa Live

O país está hoje de luto devido ao acidente trágico de ontem, ao final da tarde (18h04), com o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa. Há 17 vítimas mortais e 21 feridos, alguns ainda em estado considerado grave. Entre os feridos, fora de perigo, está uma criança de três anos do sexo masculino, (números atualizados às 09h48).

O elevador descia de São Pedro de Alcântara para os Restauradores quando descarrilou e acabou por embater num prédio. O acidente poderá ter sido causado por um cabo que se partiu ou uma falha nos travões. As investigações iniciam-se esta quinta-feira, com trabalho já feito durante a noite pela PSP e Polícia Judiciária. 

A imprensa internacional acompanha com atenção todos os desenvolvimentos, até porque falta determinar a nacionalidade das vítimas mortais e de vários feridos. Pelo menos dois feridos do acidente no Elevador da Glória são de nacionalidade espanhola, de acordo com o jornal El País. O diário italiano La Republica dá conta de uma cidadã italiana entre os feridos e o ministro francês dos Negócios Estrangeiros diz que há uma francesa entre os 23 feridos de Lisboa.

O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses ativou a equipa de desastres de massa com o objetivo de conseguir realizar as autópsias dos 15 corpos o mais depressa possível. O presidente da Carris garante à Lusa que a manutenção do elétrico foi “escrupulosamente” assegurada. 

Em entrevista à SIC Notícias, José Manuel Oliveira, da FECTRANS, defende que a manutenção destes sistemas como o Elevador da Glória seja assegurada pelos serviços da Carris. Diz ainda que os trabalhadores “têm alertado para algumas deficiências de funcionamento” e que é preciso apurar se foi feita alguma coisa perante estas denúncias.

O Governo decretou um dia de luto nacional e Carlos Moedas três na cidade de Lisboa na sequência do acidente.

Recorde-se, o Elevador da Glória, é um dos ícones de Lisboa e é muito frequentado pelos turistas que visitam a cidade.

Fotografia: Lisboa Live / https://www.facebook.com

(Notícia atualizada, às 09h33)