Morreu na madrugada desta quinta-feira, Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, aos 83 anos.

Jurista e professor universitário, morreu em casa na Nazaré, onde também nasceu. Laborinho Lúcio foi secretário de Estado da Administração Judiciária e ministro da Justiça em 1990, durante o Governo de Cavaco Silva, e ministro da República para os Açores, em 2003, durante a Presidência de Jorge Sampaio.

Foi também procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, procurador-geral adjunto da República, diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.

Mais recentemente, compôs a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.Foi ainda membro de associações como a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a CRESCER-SER.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio – Associado Fundador, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e uma das figuras mais marcantes na história da Associação: “A sua memória continuará a inspirar o nosso trabalho e a missão que ajudou a construir”

Entre 2013 e 2017 foi presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho e membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

Fotografia: APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima