A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) oficializaram um compromisso de colaboração institucional com vista à criação e implementação de um projeto de Prescrição Social. A assinatura do protocolo marca o início de uma parceria estratégica que visa promover a saúde e o bem-estar da população, através de abordagens inovadoras.
A parceria entre as duas instituições inclui também uma vertente de colaboração no âmbito da estratégia de integração dos cuidados de saúde primários e hospitalares, reforçando o compromisso da ULS Amadora/Sintra com um modelo assistencial mais articulado, centrado na pessoa e orientado para a resposta eficaz às necessidades reais da comunidade.
A colaboração entre a ENSP e a ULS Amadora/Sintra insere-se no âmbito do projeto CONNECT, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com universidades europeias.
Projecto apoia crianças dos 6 aos 12 anos
Na ULS Amadora/Sintra, o CONNECT vai iniciar-se na Unidade de Saúde Familiar Conde da Lousã, na Amadora. É o primeiro projeto de prescrição social destinado a apoiar crianças entre os 6 e os 12 anos e suas famílias e surge com o objetivo de promover a saúde mental e a qualidade de vida dos mais jovens, dando resposta a necessidades sociais e emocionais, através da prescrição social de atividades de contacto com a natureza e o meio aquático.
“A implementação da prescrição social permitirá à nossa ULS intervir naquilo que mais determina a vida das pessoas: os determinantes sociais que são os que têm o maior impacto na saúde da população”, sublinha Mário Machado Cruz, diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Amadora/Sintra, em nota enviada ao Correio de Sintra.









