A Câmara de Sintra aprovou a proposta de denominação da “Escola Básica Ana de Castro Osório, Serra das Minas, Sintra” para o novo estabelecimento de ensino que integrará as valências de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, da freguesia de Rio de Mouro.
Este novo estabelecimento, que integrará a rede pública de ensino do concelho de Sintra, surge como resposta à necessidade de reordenamento da rede escolar, conforme previsto na Carta Educativa de Sintra de 2.ª geração. Este documento estratégico tem como objetivo, entre outras medidas, dotar o concelho de um parque escolar moderno e adaptado às necessidades da sua população.
O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinha que “este equipamento vem reforçar a oferta educativa do concelho, cuja população mantém um crescimento considerável”. O autarca sublinhou ainda que “a atribuição do nome de Ana de Castro Osório a esta escola básica constitui uma homenagem merecida a uma figura incontornável da educação e da luta pelos direitos das mulheres”, salientando que “a autora colaborou com Leal da Câmara na criação de inúmeros livros, especialmente dirigidos ao público infantil, o que reforça a sua ligação à freguesia de Rio de Mouro”.
A reconversão do imóvel municipal, que anteriormente acolhia o Centro Comunitário do Alto do Forte, numa Escola Básica com Jardim de Infância, vem dar resposta à necessidade de ampliar a oferta educativa no concelho.









