O Hospital de Sintra recebeu este domingo, 13 de julho, os primeiros doentes no seu serviço de internamento marcando a ativação das 60 camas disponíveis nesta nova unidade do Serviço Nacional de Saúde.

A abertura do internamento de agudos insere-se na estratégia de arranque faseado, “que tem vindo a decorrer com grande eficácia”. Depois da abertura das consultas externas e do Serviço de Urgência Básica, esta nova etapa consolida a capacidade de resposta hospitalar da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULS Amadora/Sintra), “num modelo pensado para garantir segurança clínica, eficiência operacional e bem-estar dos utentes”.

“Ver os primeiros doentes a serem internados hoje é mais do que um marco simbólico — é um sinal claro de que este projeto está a ganhar vida com rigor, compromisso e grande sentido de missão. Esta abertura progressiva tem-nos permitido consolidar o projeto, testar circuitos e garantir que cada passo é dado com qualidade e segurança”, afirmou Diana Sousa Mendes, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Amadora/Sintra.

Recorde-se, o serviço de internamento do Hospital de Sintra está preparado para acolher doentes agudos, doentes em recuperação pós-cirúrgica, internamentos de curta e longa duração, assegurando conforto, privacidade e acompanhamento clínico diferenciado. Os quartos — individuais e duplos — estão equipados com todas as condições para um internamento seguro e humanizado.

Com mais esta valência ativa, o Hospital de Sintra reforça a sua missão: aproximar os cuidados de saúde da população e melhorar a resposta assistencial no concelho e na região.

O Hospital é inaugurado oficialmente esta segunda-feira, dia 14 de julho.