A TRATOLIXO, em parceria com os municípios de Sintra, Mafra, Cascais e Oeiras, e o Electrão, firmou um protocolo para promover a reutilização de equipamentos elétricos e eletrónicos, têxteis e mobiliário antes que se transformem em resíduos.
O objetivo da iniciativa é interromper o ciclo do descarte, garantindo que muitos objetos em fim de vida sejam reparados e doados a quem mais precisa. Ao prolongar a vida útil desses bens, o projeto alia impacto ambiental e social, contribuindo para a redução do desperdício e reforçando a economia circular.
O protocolo prevê a criação de redes de troca, reparação e preparação para reutilização de materiais. Estas redes devem seguir as melhores práticas de gestão de resíduos e podem ser geridas por entidades com objetivos de economia social, solidária e circular.

No terreno, Cascais Ambiente, Mafra, Oeiras e os SMAS de Sintra ficarão responsáveis por identificar as necessidades locais. A TRATOLIXO, por sua vez, fará a gestão de alguns dos bens recolhidos nos ecocentros, em articulação com os municípios, garantindo que os artigos cheguem às pessoas e instituições que mais deles necessitam.
O Electrão assegurará a triagem e o encaminhamento dos eletrodomésticos para reutilização, utilizando, entre outros mecanismos, a sua plataforma de doação online: https://ondedoar.pt.
O protocolo está alinhado com o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), que recomenda que todos os municípios elaborem o seu próprio Plano de Ação (PAPERSU) com base nas metas nacionais de gestão de resíduos.









