Visitas exclusivas revelam bastidores dos monumentos de Sintra

Este fim de semana, dias 19, 20 e 21 no âmbito das Jornadas Europeias do Património, decorrem diversas visitas orientadas por técnicos da Parques de Sintra, com destaque para as que desvendam as reservas dos Palácios Nacionais da Pena e de Queluz e as vidas ocultas do Palácio Nacional de Sintra.

A Parques de Sintra associa-se à comemoração das Jornadas Europeias do Património e, para assinalar o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, preparou um conjunto de visitas exclusivas que convidam o público a descobrir novas perspetivas sobre os monumentos de Sintra.

O programa arrancou esta manhã com três visitas no trilho “As Reservas do Palácio Nacional da Pena: Reserva do Torreão”“Protagonistas da História — Da construção às vivências” e  “Vidas Ocultas”.

No sábado, dia 20 de setembro, o programa centra-se nos bastidores do Palácio Nacional de Queluz. Às 10h30, abrem-se as portas da reserva técnica do palácio para uma visita exclusiva, que será uma oportunidade rara para conhecer de perto espaços que não estão abertos ao público.

De tarde, às 15h00, realiza-se a visita “Devoção real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz”, conduzida pelo conservador-restaurador Hugo Xavier. Com acesso privilegiado às áreas de reserva técnica, os participantes poderão observar a maioria dos objetos que compunham o antigo oratório de D. João VI, identificados com base no estudo dos inventários da época — trabalho que levou à elaboração de um projeto museológico com vista à reconstituição deste espaço. Entre as peças recentemente restauradas encontram-se pinturas de Domingos Sequeira, Jean-Baptiste Debret e Arnaud Pallière, assim como uma estatueta de S. Pedro oferecida ao rei pelo Papa Pio VII.

“O iluminismo em Queluz — A geometria e o físico ao serviço do Belo” é a última visita do programa, no domingo, 21 de setembro, às 10h30. Guiados por Inês Guerreiro e Ana Sanches, conservadoras-restauradoras, os participantes percorrerão os Jardins do Palácio Nacional de Queluz que testemunharam as vivências de três gerações da Família Real Portuguesa, compreendendo como a arquitetura e os jardins refletem a evolução dos estilos artísticos do século XVIII, do barroco ao rococó e ao neoclassicismo. Serão, igualmente, convidados a descobrir o trabalho de investigação que sustenta algumas das mais relevantes intervenções de conservação realizadas pela Parques de Sintra neste espaço. A visita inclui uma subida pelo interior da Cascata Grande, que raramente é aberta ao público.

Os bilhetes para estas visitas têm o custo simbólico de 1€ e estão disponíveis no site da Parques de Sintra.

Este ano, coincidindo com o 50.º aniversário do “Ano Europeu do Património Arquitetónico”, o tema escolhido é “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado e Portas para o Futuro” – uma oportunidade de reflexão sobre a diversidade da paisagem arquitetónica que molda a identidade cultural da Europa.