Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra | Foto: HFF - arquivo

O tempo de espera para doentes classificados como urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra atingiu este domingo de manhã as 16 horas, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com a informação atualizada às 11h30 e consultada pela Lusa, o tempo médio máximo para a primeira observação era de 16 horas e um minuto para os doentes com pulseira amarela (urgentes) e de cerca de 18 horas para os doentes com pulseira verde (pouco urgentes). Já os muito urgentes (pulseira laranja) enfrentavam uma espera máxima de apenas seis minutos.

À mesma hora, encontravam-se 51 doentes em atendimento na urgência geral do Hospital Fernando Fonseca, a maioria classificada como pouco urgente. As áreas de obstetrícia/ginecologia e pediatria não registavam tempos de espera significativos.

Para tentar aliviar a pressão sobre as urgências, a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra aderiu no início do ano ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que incentiva o contacto prévio com a linha SNS24 antes de recorrer ao hospital. Na altura, cerca de 55% dos atendimentos nas urgências eram de casos não urgentes ou pouco urgentes, contribuindo para a sobrecarga do serviço.

Segundo o sistema de triagem, os muito urgentes (laranja) devem ser observados até 10 minutos após a triagem, os urgentes (amarelo) até 60 minutos, e os pouco urgentes (verde) até 120 minutos.