O lançamento da Abu Dhabi Royal Equestrian Arts (ADREA), nos Emirados Árabes Unidos, que decorre a partir desta quinta-feira, 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, será o evento equestre do ano, juntando aos anfitriões as quatro academias equestres europeias mais reputadas da atualidade.

A arte equestre portuguesa, sediada em Queluz, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, estará representada pela EPAE com oito cavaleiros, doze cavalos de Alter Real e uma equipa de seis tratadores. O programa inclui números individuais, como o tradicional Passo de 4, e atuações conjuntas com as restantes escolas, entre elas Ares Altos à Mão, Ares Altos Montados, Carrossel e o Desfile Final.

A delegação portuguesa será liderada por João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, e José Lino Ramos, administrador responsável pela Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE)

Criada com o objetivo de divulgar a tradição da equitação clássica nos Emirados Árabes Unidos, a ADREA foi desenvolvida com cavalos e cavaleiros espanhóis formados na Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre.

A sua estreia oficial ocorreu em 2023, na “Gala de las V Escuelas”, em Jerez de la Frontera, que assinalou o 50.º aniversário da escola espanhola e contou igualmente com a participação da EPAE.

No ano seguinte, em 2024, a nova academia marcou presença em Lisboa, no Campo Pequeno, a convite da EPAE, para a gala comemorativa dos 45 anos da escola portuguesa. Durante o evento, as duas instituições assinaram um memorando de entendimento que estabelece uma colaboração em diversas áreas, incluindo intercâmbio de cavaleiros, eventos culturais e programas conjuntos de divulgação da arte equestre.

Fotografia: DR EPAE