Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS) disponibilizam 300 compostores domésticos no âmbito do projeto “Compostagem É Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!”, cuja inscrição pode ser feita em https://www.smas-sintra.pt/inscricao-compostagem-domestica/.
Desde o início do projeto, já foram entregues 1.800 equipamentos: os primeiros 300 em 2020, em parceria com a Tratolixo, e outros 1.500 nos últimos quatro anos, destinados a munícipes com quintal, horta, jardim ou terraço com espaço suficiente para o compostor de 330 litros.
O lote atual de 600 compostores começou a ser distribuído em março deste ano, restando cerca de 300 equipamentos, que serão cedidos gratuitamente por ordem de inscrição. O levantamento será feito no estaleiro dos SMAS, no Ouressa Park, após confirmação da inscrição.
Para receber o compostor, os munícipes devem assinar uma declaração comprometendo-se a utilizar o equipamento exclusivamente para a valorização de resíduos orgânicos. Os SMAS irão acompanhar o uso, através de visitas periódicas ou aleatórias, oferecendo suporte técnico e um Guião de Compostagem.

O projeto promove a valorização de restos alimentares crus e resíduos de jardins e hortas, transformando-os em composto orgânico e reduzindo o envio de resíduos para aterros.
Além da vertente doméstica, a iniciativa inclui compostagem comunitária, envolvendo escolas, entidades e grupos de moradores, que já receberam quase 100 equipamentos. Esta componente será reforçada nas operações integradas locais de Algueirão-Mem Martins, Agualva-Mira Sintra e Queluz-Belas, com o apoio do PRR, através da disponibilização de 20 equipamentos comunitários e da criação de seis ilhas de compostagem urbana em espaços verdes públicos, em parceria com as juntas de freguesia.
Fotografia: SMAS – Sintra









