O Município de Sintra está a desenvolver um conjunto de iniciativas para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorre de 22 a 30 de novembro e que, este ano, se centra nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). O objetivo passa por sensibilizar a população para a redução, reutilização e reciclagem deste tipo de resíduos, cujo volume tem vindo a aumentar significativamente.

O programa inclui ações de proximidade nos ecocentros móveis instalados na Portela de Sintra, no Museu da Água e Resíduos (MAR) e no Largo da República, em Agualva, bem como visitas ao Centro de Educação e Sensibilização Ambiental “Transformarium”, em Cabra Figa, destinadas a turmas do programa Eco-Escolas.

O crescimento exponencial da produção de REEE, que abrange desde grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar e frigoríficos, até pequenos equipamentos como telemóveis, torradeiras ou rádios, tem sido motivo de preocupação. Dados oficiais indicam que apenas 40% destes resíduos são reciclados.

A deposição em aterro continua a representar um risco para o ambiente e para a saúde pública, devido à presença de substâncias perigosas, mas também significa a perda de materiais valiosos. A recolha e o tratamento adequados permitem reduzir contaminantes como metais pesados ou microplásticos e poupar energia e recursos naturais.

Durante a semana da SEPR, os SMAS de Sintra estão a reforçar a sensibilização para o correto encaminhamento dos REEE. Nos ecocentros móveis é possível depositar equipamentos de pequena dimensão, pilhas, baterias, lâmpadas e consumíveis informáticos. Já os eletrodomésticos volumosos podem ser recolhidos ao domicílio, através do serviço porta-a-porta da Electrão, parceria estabelecida com o município. Os pedidos devem ser feitos junto das Juntas de Freguesia ou dos SMAS de Sintra, consoante a área de residência. No ato da recolha, podem igualmente ser entregues pequenos equipamentos fora de uso.

O “Transformarium”, criado pela Novo Verde e pela ERP Portugal, continua a ser um dos polos centrais do programa. Recorrendo a realidade aumentada e vídeo mapping, o centro procura sensibilizar crianças dos 5 aos 12 anos para a separação correta dos resíduos, incluindo uma visita ao centro de triagem de REEE que funciona no mesmo complexo. As visitas são realizadas por turmas participantes no projeto Geração Depositrão.

Sob o lema “Liga o valor, desliga o resíduo”, a SEPR estende-se também ao Museu da Água e Resíduos, onde os visitantes podem interagir com módulos expositivos, como o “Camião dos Resíduos”, e participar em atividades lúdicas sobre o ciclo urbano dos resíduos.

A problemática dos REEE foi igualmente destacada no percurso pedestre do projeto “3 Temas, 3 Rotas”, realizado a 22 de novembro, entre o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas e a Aldeia de Broas, alertando para o impacto deste tipo de resíduos em áreas naturais.

Fotografia: DR SMAS de Sintra