Greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica do Amadora/Sintra atinge 95% | Fotografia: STSS

Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra estão em greve hoje e amanhã, dias 16 e 17 de julho, devido à ausência de respostas concretas às suas reivindicações, especialmente no que diz respeito à revisão da tabela salarial.

A adesão à greve é de 95%, e na concentração desta manhã, entre as 10h00 e as 13h00, estiveram presentes mais de uma centena de trabalhadores em frente ao Ministério da Saúde. 

Esta greve terá impacto no tratamento e diagnóstico nas áreas programadas, apesar dos serviços mínimos estarem assegurados para as urgências. Serão afetados exames de radiologia, análises clínicas, cardiologia, entre outras áreas.  

“Estamos a reivindicar a alteração de um acordo de empresa antigo que já devia ter sido revisto. A vontade do Conselho de Administração desta Unidade Local de Saúde (ULS) é negociar e chegar a um acordo para uma adesão ao contrato coletivo que existe para todas as instituições. No entanto, é necessário também rever a tabela salarial, e é isso que o Conselho de Administração diz não poder fazer porque não tem autorização da tutela”, destaca Luís Dupont, presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica – STSS.

Fotografia: STSS