A 8.ª edição do evento “O Caminho da Inovação”, promovido pela Águas do Tejo Atlântico, vai contar, mais uma vez, com a presença dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).

Subordinado ao tema “Inspirados pelo Futuro”, a Fábrica de Água de Alcântara, recebe esta Quinta-feira, 3 de outubro, entre as 09h30 e as 17h30, o evento que assume o seu carácter institucional e técnico, de periodicidade anual, dedicado ao setor da água, em particular na área do saneamento.

“O Caminho da Inovação” constitui um fórum de reflexão e partilha de conhecimentos, entre entidades gestoras, municípios, universidades e outras instituições ligadas à investigação e, ainda, empresas do ramo, com vista a inspirar o futuro e a contribuir para a inovação.

Para além da divulgação de projetos e casos de estudo, o encontro conta com um espaço expositivo em que, à semelhança dos anos anteriores, os SMAS de Sintra vão marcar presença e apresentar alguns dos projetos que desenvolvem na área da sustentabilidade.

No stand dos SMAS de Sintra, estará em destaque o projeto EcoÁgua, desenvolvido desde 2005 e que já permitiu reutilizar 3,6 milhões de m3 de água residual tratada (ApR), o que se traduziu numa poupança, por não utilização de água potável, na ordem de 1 milhão e 900 mil euros.

Esta água residual tratada tem sido alvo de reaproveitamento em fins que não exigem qualidade, como a limpeza de órgãos de ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais), desidratação mecânica de lamas, limpeza e desobstrução de coletores e lavagem e higienização de contentores de recolha de resíduos, assim como a varrição e lavagem de arruamentos.

Num universo de 18 ETAR, uma dezena de unidades reutiliza a água residual tratada, para fins considerados internos, e seis dispõem de marcos EcoÁgua que permitem o seu reaproveitamento em intervenções na rede de saneamento e em equipamentos de deposição de resíduos.

Os SMAS de Sintra vão divulgar, ainda, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis, que resulta de uma parceria com a To Be Green (Universidade do Minho).

No evento “O Caminho da Inovação”, os SMAS de Sintra vão apresentar ainda o novo MAR-Museu da Água e Resíduos, que se pretende afirmar como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Fotografias: JCS