Há uma petição a circular na internet, com mais de mil assinaturas, que pede “fim ao pavilhão multiusos de Fitares”, equipamento que já se encontra em fase de construção, na Rinchoa, num espaço aberto, entre as ruas das Giestas e Madressilva, vias que ligam à Estrada Marquês do Pombal, e que até aqui, era usado como zona de estacionamento.

“Queremos acabar com a obra do Pavilhão Multiusos de Fitares, pois onde este irá ser construído retira centenas de lugares de estacionamento que fazem falta à população que aqui habita”, refere Filipa Cunha, em nota enviada ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, documento que propõe à Câmara Municipal de Sintra que “em vez do pavilhão, queremos mais e melhor estacionamento”, pode ler-se.

Filipa Cunha, dá conta de um conjunto de “dificuldades diárias” dos moradores em arranjar um espaço livre para estacionamento, “um problema que tem vindo a agravar-se nos últimos anos” e sobretudo a partir das 18 horas.

Segundo a moradora, entre outros pontos, “recentemente a situação atingiu um ponto crítico, com o encerramento da única área onde cerca de 250 viaturas podiam estacionar”, devido às obras de construção do novo pavilhão multiusos, questionando-se se “será esta a verdadeira prioridade para a nossa freguesia”.

Segundo a moradora, este problema afeta diretamente a ”segurança, mobilidade e qualidade de vida de todos os moradores”, criando situações como, “estacionamento em cima de passeios, dificultando a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé”, até “conflitos entre moradores pela disputa de lugares de estacionamento” e consequentemente  “afetando o bem-estar da comunidade e tornando a zona menos atrativa para novos moradores”.

Apesar da autarquia ter garantido a criação de cerca de 100 lugares destinados ao estacionamento, os moradores consideram que “as medidas propostas estão longe de suprir as necessidades reais da comunidade. Atualmente, a zona suporta cerca de 235 carros e as soluções apresentadas não são suficientes para evitar o caos que se avizinha”, temem.

Preocupações que já foram manifestadas no decorrer de uma concentração, onde foi anunciada a criação de uma “Comissão de Moradores para reivindicar soluções”, e estabelecer “contactos diretos com a Câmara e a Junta de Freguesia, para uma reconsideração do projeto” de construção do equipamento naquele local e o lançamento de uma “petição pública”, que pede o “fim ao pavilhão multiusos de Fitares”.

Fotografias: Jornal Correio de Sintra