O Investigador João Franco Machado, nascido e criado em Montelavar, no Concelho de Sintra, foi distinguido com uma Menção Honrosa durante o 9.º Pychem – Portuguese Young Chemists Meeting Award 2025, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Quimíca, que decorreu entre 28 e 30 de abril, na Universidade do Algarve.
O galardão visa distinguir jovens investigadores portugueses com menos de 35 anos e recém doutorados há menos de dois anos na área da química, valorizando o impacto científico e social do seu trabalho.
O seu doutoramento, concluído em 2024 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), centrou-se no desenvolvimento de uma nova abordagem para a terapia de precisão do cancro da mama metastático, utilizando metalofármacos “inteligentes” que “caçam” o tumor e as metástases sem afetar os tecidos saudáveis do corpo humano.
O cancro da mama metastático é a forma mais agressiva do tumor mais frequente e letal nas mulheres em todo o mundo, para o qual não existe cura nem tratamentos eficazes.
Foram desenvolvidos novos conjugados de ruténio-péptido que são inertes durante a biodistribuição, sofrendo uma ativação controlada no local de ação por estímulo do microambiente tumoral, resultando num aumento da atividade antineoplásica e da seletividade para as células de cancro.
João Franco Machado, dedica-se atualmente à investigação em química clínica e química medicinal inorgânica, explorando novas abordagens terapêuticas para doenças renais, cardíacas e oncológicas. A distinção no Portuguese Young Chemists Award 2025 reforça o reconhecimento do seu contributo científico, com impacto crescente na academia e na sociedade.
João FrancoMachado, é professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e farmacêutico residente no Serviço de Patologia Clínica do Hospital de São Francisco Xavier, integrado na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.









