A centenária Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, situada em São Pedro de Sintra, enfrenta um momento crítico. O telhado está gravemente danificado, com infiltrações que colocam em risco o edifício e todo o espólio histórico da coletividade. A continuidade desta instituição está, assim, seriamente ameaçada.

“É uma situação muito urgente. O telhado precisa de ser substituído antes do inverno, ou corremos o risco de fechar portas”, alerta Mónica Oliveira, presidente da direção. “As vigas que suportam toda a estrutura, estão muito degradadas devido às infiltrações de água e são o principal problema, afetando também todo o sótão, que está bastante danificado”, explica.


“Temos já uma empresa credível, que só assume a obra se for realizada na totalidade, para evitar remendos e novos problemas”, acrescenta a responsável, preocupada com os custos da intervenção, que rondam os “50 mil euros, um valor muito elevado para a Sociedade Filarmónica”, uma instituição sem fins lucrativos que tem resistido ao longo de gerações com o esforço da comunidade sintrense.

O cenário agrava-se de dia para dia. “Recentemente, durante o fim-de-semana, caiu parte do estuque do teto da sala de música, onde são dadas aulas aos cerca de 26 alunos. Felizmente, ninguém foi atingido, mas o incidente obrigou ao encerramento do espaço”, refere com preocupação Mónica Oliveira, alertando para a inexistência de alternativas para a continuidade das aulas.


A coletividade já se candidatou ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo Cultural do Concelho de Sintra (PAMACS), promovido pela Câmara Municipal, mas ainda aguarda por resposta quanto à aprovação ou eventual atribuição de apoio financeiro.


Sem perder tempo a Sociedade Filarmónica “Os Aliados” lançou recentemente uma campanha de angariação de fundos através da plataforma GoFundMe. Aqui a comunidade é chamada a participar, seja com donativos, na divulgação da iniciativa ou com qualquer outro tipo de apoio que possa fazer a diferença. “Cada contributo é essencial e cada gesto, por mais pequeno que pareça, ajuda a manter viva a alma desta coletividade”, apela responsável.

Com 103 anos de história, a Sociedade Filarmónica “Os Aliados” é muito mais do que um edifício. É um símbolo de identidade, partilha e cultura. Um espaço onde a música, o associativismo e a memória coletiva se mantêm vivos ao longo dos anos: “Ajudem-nos a salvar Os Aliados”, clama por ajuda, Mónica Oliveira.

SALVAR OS ALIADOS

A Sociedade Filarmónica Os Aliados, de São Pedro de Sintra, está organizando essa arrecadação de fundos através da plataforma GoFundMe. “Estamos a angariar fundos para reparar o telhado e garantir que a Sociedade Filarmónica Os Aliados continue viva, ativa e pronta a inspirar novas gerações. Cada contribuição conta. Cada partilha ajuda. Cada gesto é um passo para salvar este património. Ajude-nos a preservar 100 anos de história”.

Até esta terça-feira, 29 de julho, já foram doados 167 euros. Ajude-nos a garantir que a música nunca pare”, pode ler-se

Notícia em destaque na edição desta semana do
Jornal Correio de Sintra