Sintra homenageia Filomena Marona Beja com topónimo

A Câmara Municipal de Sintra decidiu, por unanimidade, atribuir o nome da escritora Filomena Marona Beja a uma rotunda do concelho. A deliberação foi aprovada na reunião do passado dia 9 de setembro, no âmbito da Proposta 932-P/2025.

A rotunda, agora designada “Rotunda Filomena Marona Beja (1944-2023) – Escritora”, localiza-se na confluência da Avenida Maria Lamas com a Rua da Ponte, Rua Escoteiros de Portugal e Rua Ferreira de Castro, na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro.

A iniciativa partiu das Edições Parsifal, editora de Filomena Marona Beja ao longo da última década, e de dezenas de agentes culturais do concelho. Em 22 de maio de 2024, apresentaram à Comissão de Toponímia da Câmara Municipal uma proposta para que o nome da escritora fosse perpetuado numa artéria do concelho, reconhecendo o seu “extraordinário labor cívico e literário”.

A homenagem soma-se a outras já prestadas à escritora, incluindo votos de pesar aprovados por unanimidade pela Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro e pela Assembleia da República.

Para o município, a decisão representa não só o reconhecimento do talento literário e do empenho cívico de Filomena Marona Beja, como também uma oportunidade de aproximar os sintrenses da história de quem viveu e marcou a cidade por mais de cinco décadas.

Autora de duas dezenas de obras no campo da ficção, a Escritora Filomena Marona Beja, morreu a 29 de dezembro de 2023, aos 79 anos de idade.

Fotografia: DR André Beja