Fernando Seara foi o candidato mais votado para a Assembleia Municipal de Sintra nas eleições autárquicas deste domingo. O candidato da coligação PSD/IL/PAN conquistou 31,95% dos votos, elegendo 11 mandatos, e superou por uma margem de 1.651 votos o socialista João Soares, candidato da coligação PS/LIVRE, que obteve 30,94% e igual número de mandatos.
A terceira força política mais votada foi o CHEGA, com 24,12% dos votos e nove mandatos, liderado por Luís Fernandes. A CDU, com Ana Maria Alves como cabeça de lista, alcançou 5,45%, elegendo dois representantes.
O Bloco de Esquerda (BE), representado por André Beja, ficou sem assento na Assembleia Municipal, perdendo a sua representação. Também o candidato da Nova Direita, Júlio Gourgel Ferreira, não conseguiu ser eleito.
Recorde-se, ao contrário do executivo camarário, em que cabeça da lista vencedora é indigitado presidente da Câmara, na Assembleia Municipal, há uma eleição por pares na primeira sessão do novo órgão autárquico, o que significa que pode haver mais do que uma lista e o candidato ser outro.










