A Matilde Antunes brilhou recentemente em Trieste (Itália), ao conquistar a medalha de ouro na segunda semifinal da Taça do Mundo de Patinagem Artística, garantindo a melhor pontuação global da competição. Com este feito, a atleta de Sintra assegurou também presença na Final Intercontinental, marcada para junho, também em solo italiano.
No primeiro dia da prova, Matilde destacou-se com uma apresentação curta, mas tecnicamente segura e perfeita, assumindo desde logo a liderança. No dia seguinte, confirmou o favoritismo com uma exibição irrepreensível que lhe valeu o lugar mais alto do pódio: medalha de Ouro.
A emoção tomou conta do momento em que soou o hino nacional, “A Portuguesa”, numa cerimónia marcada pelo orgulho e pela excelência da jovem atleta sintrense, de apenas 15 anos.
Em declarações ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, a mãe, Susana Antunes, sublinhou a paixão da filha pela patinagem artística: “Para a Matilde, a patinagem surge por amor e paixão”, destacando com alguma emoção, a capacidade de organização e concentração da atleta e da filha, que consegue conciliar o exigente calendário desportivo, com todas as outras atividades, próprias da idade e com um “excelente desempenho escolar”.
Apesar do futuro ser sempre um incerteza ou uma página por escrever, Matilde já definiu alguns objetivos: no próximo ano letivo, pretende seguir a área das Ciências, com um possível caminho rumo à Medicina. “Mas ainda é muito cedo para se tomar decisões, muito menos definitivas. De uma coisa tenho a certeza: a patinagem será sempre uma paixão presente”, garante Susana.
Com o apoio da família como pilar essencial, Matilde Antunes vai continua a afirmar-se como um exemplo de dedicação e superação, inspirando não apenas os jovens atletas, mas toda a comunidade.
Ela é uma inspiração. Obrigado, Matilde!









